O protetor térmico é um produto indispensável no dia a dia de pessoas que usam fontes de calor, como secador, chapinha e babyliss. Contudo, o que muitos não sabem é que ele também é importante para quem costuma expor os cabelos ao sol ou calor, principalmente na praia e piscina no verão. Isso porque, ele oferece diversos benefícios aos fios, protegendo-os por completo ao criar uma camada protetora em volta na fibra capilar. Justamente por isso, cada vez mais pessoas procuram uma loja de cosméticos para adquirir esse produto.
No entanto, se você ainda não entende a relevância do protetor térmico no dia a dia, continue acompanhando o post de hoje até o fim e saiba porque você pode estar maltratando seus fios.
O que é o protetor térmico?
O protetor térmico é um produto formulado com o objetivo de proteger os cabelos contra ferramentas de calor, como chapinha, secador e babyliss. Isso porque, ainda que esses aparelhos possam ser grandes aliados para secar e dar forma aos fios, as altas temperaturas que emitem danificam a fibra capilar a longo prazo, causando ressecamento, frizz e até mesmo quebra.
Mas, devemos lembrar ainda que o cabelo é muito sensível, principalmente aqueles que têm químicas como alisamento, luzes ou coloração. Sendo assim, ele sofre muito com a exposição ao calor, ainda que seja por pouco tempo. Nesse sentido, quando você vai à praia ou passa o dia inteiro na piscina, os fios também podem ser afetados.
Portanto, além de proteger a fibra capilar contra os danos do calor, o protetor térmico também sela a cutícula, reduzindo pontas duplas e evitando que o cabelo perca mais água e fique desidratado.
Quais benefícios o protetor térmico promove aos fios?
Como você já deve ter percebido, o protetor térmico oferece muitos benefícios ao cabelo, além da proteção contra o calor. Sendo assim, entenda melhor abaixo quais são os principais:
1. Camada protetora
Como falamos, o protetor térmico cria uma camada protetora ao redor da fibra capilar, reduzindo os danos causados pelo calor, seja do secador, prancha ou babyliss, assim como os raios solares UVA e UVB.
2. Mantém a hidratação
Ao selar as cutículas dos fios, o protetor térmico evita a perda de água para o meio externo mesmo quando expostos às altas temperaturas. Sendo assim, ajuda a manter o cabelo hidratado e macio por mais tempo.
3. Reduz o frizz e pontas duplas
Por selar as cutículas, o protetor térmico é capaz de reduzir o frizz e o aparecimento de pontas duplas. Inclusive, o excesso de fios arrepiados é um sintoma de que os cabelos estão ressecados.
4. Brilho intenso
Outro benefício promovido aos fios é que o protetor térmico oferece brilho intenso, visto que eles se mantêm selados e alinhados. Como consequência, refletem melhor a luz e ganham um brilho mais iluminado.
5. Aumenta a duração da finalização
Independente se você está escovando, alisando ou fazendo ondas nos fios, o protetor térmico ajuda a aumentar a durabilidade da finalização. Além disso, o produto deve ser aplicado com o cabelo úmido para ajudar no styling.
6. Indicado para todos os tipos de cabelo
A boa notícia é que todos os tipos de cabelo podem aproveitar os benefícios do protetor térmico, visto que existem diferentes tipos disponíveis no mercado. O ideal é escolher uma fórmula que combine com seu cabelo, sendo que o spray ou líquido é uma ótima pedida para cabelos finos, enquanto as versões em creme são perfeitas para fios mais grossos.
7. Protege a cor
Por fim, mas não menos importante, o protetor térmico também ajuda a manter a cor intensa e a luminosidade dos cabelos coloridos ou descoloridos. Isso porque, o excesso de calor sem a devida proteção deixa as cutículas mais abertas, facilitando a perda de pigmentos.
Por que usar o protetor térmico todos os dias?
Então, se você chegou até aqui, provavelmente entendeu o porquê de seu cabelo estar sendo maltratado ao não aplicar o protetor térmico. Afinal, além de proteger contra os danos causados por aparelhos como secador, chapinha e babyliss, ele também ajuda a manter os fios hidratados quando expostos ao sol e calor.
Portanto, principalmente no verão, os cuidados com os fios devem ser redobrados, visto que além das temperaturas mais altas, eles também sofrem com a água do mar e piscina. Sendo assim, não deixe de investir em um bom protetor térmico.