O objetivo da cauterização capilar é tratar fios muito danificados, especialmente após tratamentos químicos, como escova progressiva, luzes e tinturas. Cabelos com muitos oleosos também são o foco.
A cauterização capilar é um procedimento que visa reconstruir os fios, a fim de acabar com o frizz, reduzir o volume e promover a suavidade, hidratação e brilho dos fios, porque é feito usando calor e queratina, que é uma proteína que garante a estrutura dos fios.
A cauterização capilar, embora possa ser realizada em casa, é recomendada para ser feita no salão para garantir os efeitos, além de que, quando a queratina é usada em excesso, pode haver endurecimento dos fios. O efeito da cauterização depende do tipo, estrutura e resposta do cabelo ao tratamento, e pode ser necessário repetir todos os meses ou a cada 3 meses.
O que é Cauterização Capilar?
Um tratamento com queratina, às vezes chamado de cauterização capilar, é um procedimento químico geralmente feito em um salão de beleza que pode fazer o cabelo parecer mais liso por até 6 meses. Adiciona brilho intenso ao cabelo e pode reduzir o frizz.
O processo envolve lavar o cabelo e, em seguida, fazer com que o profissional sele o tratamento no cabelo molhado.
Alguns cabeleireiros preferem secar o cabelo primeiro e aplicar o tratamento no cabelo seco. Eles então prancharão o cabelo em pequenas mechas para selar o tratamento.
É um tratamento capilar que adiciona proteína de fio chamada queratina. Assim, reconstrói a massa capilar, recupera as fibras e a elasticidade do cabelo e ajuda aqueles com o cabelo mais danificado.
A reconstrução dos fios acontece devido à queratina líquida usada no procedimento que, devido aos seus efeitos nos fios, permite que vitaminas e minerais atuem mais facilmente no cabelo, promovendo hidratação, brilho e maciez.
Embora possa promover um aspecto mais suave ao cabelo, a cauterização não promove alisamento, e esse efeito se deve à reconstrução do cabelo. Isso ocorre porque os produtos envolvidos na cauterização não possuem produtos químicos e, portanto, não alteram a estrutura dos fios.
Porque é preciso fazer Cauterização no Cabelo?
O corpo naturalmente produz a proteína queratina — é do que o cabelo e as unhas são feitos.
Certos xampus e condicionadores contêm queratina, mas você normalmente obterá os maiores benefícios de um tratamento de salão feito por um profissional.
A queratina suaviza as células que se sobrepõem para formar fios de cabelo, o que significa cabelos mais gerenciáveis e menos frizz. Isso contribui para cabelos secos com pouco frizz e com uma aparência brilhante e saudável.
A queratina também pode reduzir a aparência das pontas duplas, unindo temporariamente o cabelo novamente.
Contanto que você cuide de um tratamento com queratina não lavando o cabelo com muita frequência (2 a 3 vezes por semana é suficiente), então seu tratamento com queratina pode durar até 6 meses.
Os tratamentos com queratina tornam o cabelo mais gerenciável, especialmente se o seu cabelo for particularmente crespo ou grosso.
A cauterização começa com a aplicação de um produto que abre a cutícula do fio, geralmente um xampu de limpeza profunda, depois queratina líquida é aplicada. Depois que o produto age, os fios são secos com o secador e é necessário selar essa camada superficial do fio com o chapinha (que é aquecida a 90 graus Celsius) para que os nutrientes não sejam perdidos durante a lavagem. A prancha pode ser aplicada em cabelos secos ou molhados, dependendo da técnica usada pelo profissional. Em seguida, o excesso de produto é removido e o cabelo também é hidratado.
Principais Benefícios da cauterização no cabelo
Inicialmente, os tratamentos com queratina foram usados para fornecer aos clientes cabelos mais lisos. Agora, existem fórmulas mais suaves no mercado que são mais eficazes e usam menos calor, oferecendo benefícios de condicionamento profundo para maior brilho e capacidade de gerenciamento.
O tratamento visa apenas substituir a queratina tratando o fio, mas não tem efeito suavizante. Muitas vezes, essa impressão pode ser causada, no entanto, pelo uso da placa e também pela redução do frizz no tratamento.
O tratamento capilar é uma fórmula de queratina líquida que se liga ao seu cabelo para criar uma camada protetora ao redor de cada fio, diminuindo efetivamente o frizz, selando a cutícula e protegendo contra qualquer dano externo. Depois de aplicar o tratamento, o cabelo é seco, alisado, enxaguado e seco novamente. O calor faz com que os produtos químicos se ativem e se liguem aos fios.
A queratina pode fortalecer e fortalecer o cabelo para que ele não se quebre facilmente. Isso pode fazer com que o cabelo pareça crescer mais rápido porque as pontas não estão se rompendo.
Produtos para fazer Cauterização Capilar
Alguns exemplos de kits de cauterização capilar que podem ser usados são keramax, Niely Gold, Vizcaya, L’Oreal e Vita A. No entanto, é importante que o cabelo seja submetido a uma avaliação profissional para que o melhor produto possa ser recomendado de acordo com as características dos fios.
Recomenda-se que a cauterização seja feita mensalmente, porque dependendo da quantidade de queratina aplicada ao cabelo, os fios podem ficar mais endurecidos e o efeito da cauterização pode não ser visível.
Como a cauterização visa promover a reconstrução dos fios, este procedimento pode ser adequado para pessoas com cabelos secos e enfraquecidos, com pontas duplas ou que sofreram agressões de produtos químicos, como escova progressiva.
Como fazer cauterização capilar em casa?
O processo de execução da técnica pode variar um pouco dependendo do kit usado, mas geralmente inclui as seguintes etapas:
Lavagem de cabelo: com xampu antirresíduo apropriado para abrir as cutículas dos fios. Esta etapa serve para garantir que o cabelo esteja pronto para receber e absorver o produto de cauterização;
Aplicação de queratina: após a lavagem, o uso de um creme ou condicionador selante combinado com ampolas de queratina é indicado;
Uso de calor: finalmente, a etapa térmica é feita, que inclui a realização da escova e a passagem de placas nos fios. A chapinha deve ser feita em mechas muito finas e cada pavio deve ser alisada 5 a 6 vezes.
Dependendo da marca usada, após a chapinha, pode ser recomendado lavar o cabelo para remover o excesso de produto usado ou pode ser indicado que o produto permanece nos fios por alguns dias.
Além da cauterização capilar profissional, há também cauterização capilar caseira, que consiste em uma versão caseira e mais econômica da técnica, que pode ser feita usando o secador de cabelo ou chapinha em casa, até que o cabelo esteja bem alinhado. No entanto, mesmo neste caso, é indicado consultar um profissional experiente que possa avaliar o tipo de cabelo e quais são suas necessidades antes de realizar o procedimento.
Para fazer a cauterização capilar em casa, é necessário ter um kit de cauterização, que pode ser encontrado em farmácias ou lojas de produtos cosméticos, além de também ser importante ter um secador de cabelo e uma chapinha.
A cauterização é um tratamento estético que fecha as cutículas dos fios, que reduz o Frizz, o volume e dá uma aparência com mais brilho e maciez aos cabelos, e pode ser repetido a cada mês ou a cada 3 meses.
Cuidados ao usar Produtos Químicos no cabelo
A queratina é um tipo natural de proteína na pele, cabelo e unhas. Esta proteína forma fibras que a tornam forte.
A queratina usada em tratamentos de beleza geralmente é dessas partes animais. Embora seja uma proteína natural, esses produtos são feitos com vários outros ingredientes adicionados. Os tratamentos com queratina geralmente contêm um produto químico chamado formaldeído.
Muitos (mas não todos) tratamentos com queratina contêm formaldeído, que pode ser perigoso se inalado.
Formaldeído é o que realmente faz o cabelo parecer mais liso. O formaldeído em muitas fórmulas pode ser perigoso se inalado, portanto, certifique-se de fazer o tratamento em uma área bem ventilada ou escolher uma fórmula livre de formaldeído.
Depois de realizar uma cauterização no salão, existem alguns cuidados que ajudam a manter e efetuar a técnica. Este cuidado inclui:
- Não use xampus de limpeza profunda ou ação antirresíduo;
- Diminua o número de vezes que você lava o cabelo;
- Use produtos específicos para cabelos quimicamente tratados.
Além disso, por alguns meses também é recomendado não fazer outros tratamentos ou procedimentos no cabelo, como pinturas ou alisamento, para que o cabelo possa recuperar sua saúde.
A cauterização minimiza os problemas nas camadas dos fios, no entanto, a agressão feita por outros agentes pode ser complementada pela hidratação. Por esse motivo, um procedimento não exclui o outro, e é bom continuar hidratando regularmente em casa ou no salão de beleza após a cauterização.