Rico em vitaminas, minerais e antioxidantes, o chá de alecrim tem sido usado há séculos como alimento e remédio. Esta erva perfumada perene pertence à família da hortelã e exibe uma ampla gama de propriedades terapêuticas.

Ajuda na digestão, melhora o foco mental e mantém seu cérebro afiado. Além disso, é rico em fitoquímicos que retardam o envelhecimento e limpam o estresse oxidativo.

O alecrim é um dos fitoterápicos mais amplamente reconhecidos. Tem sido usado há séculos na Europa, Ásia e Américas para tratar uma série de doenças. Hoje, a pesquisa médica apoiou muitas dessas alegações de saúde.

Beber chá de alecrim é uma ótima maneira de aumentar a saúde imunológica: além disso, é delicioso! O chá de alecrim oferece um delicioso sabor de pinho e fragrância aromática que é revigorante e rejuvenescedora.

Chá de Alecrim
FOTO: Valeria Boltneva no Pexels

O que é Alecrim?

Arbusto perene nativo da região do Mediterrâneo, o alecrim é um tempero usado em várias cozinhas étnicas. Tem sido usado há centenas de anos por suas qualidades medicinais, e uma das maneiras mais populares de usá-lo é como chá.

O Alecrim (Rosmarinus officinalis) é uma erva perfumada e perene que pertence à família das hortelãs (Lamiaceae) e é nativa da região do Mediterrâneo.

Além de ser usado na culinária, medicina, fabricação de fragrâncias e para outros fins estéticos, o alecrim ganhou imensa popularidade entre os loucos pela saúde devido aos benefícios que o chá oferece.

Este tempero curativo pode ser usado de várias maneiras. Você pode adicioná-lo às suas saladas favoritas e refeições caseiras, consumi-lo como chá ou aplicar óleo essencial de alecrim na pele e no cabelo. No século XVI, o alecrim era frequentemente queimado em quartos doentes e hospitais para matar germes.

Para que serve o Chá de Alecrim?

O chá de alecrim é um chá de ervas e é rico em vitaminas, ferro e cálcio. A erva é comumente usada em pratos culinários e para fazer óleos essenciais. O alecrim é uma planta perene, tornando-se uma planta de jardim popular. Você pode preparar o chá usando folhas de alecrim diretamente do seu jardim.

Nos tempos antigos, o chá de alecrim era usado para tratar tudo, desde perda de cabelo até doenças do sistema digestivo. Hoje, pesquisas mostram que o chá de alecrim pode ser benéfico para a saúde quando combinado com uma dieta e estilo de vida, saudáveis.

O chá de alecrim é uma preparação simples que cheira a floresta fresca e ao mar. Tem um sabor e sabor calmantes e pode ser combinado com limão fresco, hortelã, camomila e mel. O chá é particularmente benéfico para a digestão e a saúde do fígado. Quando consumido regularmente, ajuda seu corpo a se livrar de toxinas e combate a inflamação.

Devido às suas propriedades flatulentadoras e antiespasmódicas, o chá de alecrim mantém seu sistema digestivo funcionando sem problemas e alivia o inchaço. Também melhora a absorção de nutrientes curando o intestino.

Os polifenóis encontrados nesta erva neutralizam os radicais livres, o que inibe a resposta inflamatória. Isso leva a um menor risco de doenças crônicas e melhor saúde geral.

Benefícios do Chá de Alecrim

O chá de alecrim é rico em diterpenos, Flavonoide, derivados fenólicos, glicosídeos e outros fitoquímicos que lhe conferem propriedades medicinais. O chá ajuda na perda de peso, aumenta a memória, previne o câncer e ajuda na digestão.

A medicina tradicional usava o alecrim para melhorar o poder da memória e evitar a perda de memória.

Alzheimer é uma condição que causa demência grave e degradação das células neuronais em pessoas que sofrem com isso.

O chá de alecrim tem diterpenos que inibem a morte celular neuronal e exibem propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, antidepressivas e ansiolíticas. Portanto, tomar chá de alecrim pode ajudar a desacelerar a perda de memória e incapacidade.

Existem estudos demonstrando o efeito do alecrim no câncer de mama. Constituintes específicos como ácido rosmarínico e ácido cafeico (encontrados no chá de alecrim) podem curar e também prevenir o aparecimento de câncer em vários órgãos.

Esses produtos químicos são potentes antioxidantes e antiproliferativos e podem proteger suas células de danos causados pelos radicais livres.

O Chá de Alecrim pode ajudar contra a ansiedade?

Estilo de vida e distúrbios ocupacionais estão aumentando. E, aparentemente, estamos todos mais deprimidos do que nossos pais e avós. Isso é um mau sinal!

Incluir chás de ervas como chá de alecrim em sua dieta traz mudanças significativas em seus níveis de estresse.

Contém ácido ursólico e ácido rosmânico que exibem efeitos antioxidantes e antidepressivos. Eles ajudam você a combater o estresse e gerenciar a ansiedade.

O chá de alecrim aumenta seus níveis de tolerância e acalma você, trabalhando em seu cérebro e hormônios de forma eficaz, em oposição às drogas esteróides que têm sérias repercussões.

O Chá de Alecrim promove a saúde geral

Esta erva fornece sabor e nutrição. Extratos de alecrim e ácido carnósico, dois de seus compostos ativos, ajudam a equilibrar a microflora e apoiam o crescimento de boas bactérias intestinais. Como resultado, sua digestão melhorará e seu corpo se tornará mais eficiente na quebra de gorduras. Como um intestino equilibrado mantém seu sistema imunológico forte, você ficará doente com menos frequência.

O carnosol, um composto bioativo que está naturalmente no alecrim, ajuda a prevenir danos agudos ao fígado e apoia o processo de desintoxicação. Esta planta também possui antioxidantes potentes que podem melhorar a resposta à insulina e manter seus níveis de açúcar no sangue estáveis ao longo do dia.

O chá de alecrim também é uma excelente fonte de vitamina A, vitamina C, carotenóides, potássio, cálcio, magnésio e fósforo. Seu corpo precisa desses nutrientes para funcionar de forma ideal. Os minerais no alecrim ajudam a restaurar seu equilíbrio eletrolítico e podem aliviar espasmos musculares. Uma única porção desta erva fornece mais de 4% da ingestão diária recomendada de cálcio.

O Chá de Alecrim protege seu fígado

O chá de alecrim tem compostos bioativos que possuem propriedades de eliminação de radicais livres e anti-inflamatórias.

O carnosol é um desses compostos que protege as células do fígado do estresse químico e da inflamação. O chá de alecrim inibe a formação de peróxidos nocivos no fígado e preserva a integridade estrutural dos hepatócitos.

Devido à presença de poderosos antioxidantes e fitoquímicos antimicrobianos, o chá de alecrim é um salvador da pele. Beber ou aplicá-lo pode curar infecções bacterianas ou fúngicas, lesões, acne e bolhas.

Os antioxidantes como o ácido rosmarínico eliminam os radicais livres que causam rugas, linhas finas e pigmentação. O chá de alecrim também combate a flacidez da pele para torná-la mais jovem, fresca e brilhante.

O chá de alecrim é uma bênção disfarçada para todos aqueles que sofrem de perda de cabelo. Melhora a circulação sanguínea (transportando oxigênio e nutrientes) para os folículos pilosos, o que, por sua vez, aumenta o crescimento do cabelo.

Enxaguar o cabelo regularmente com chá de alecrim resolverá problemas como calvície, caspa, queda de cabelo e grisalho prematuro. Os antioxidantes removem qualquer acúmulo de produto e tratam infecções fúngicas no couro cabeludo, proporcionando-lhe cabelos saudáveis.

Como Fazer Receita de Chá de Alecrim

Leva minutos para preparar essa mistura saudável. Tudo o que você precisa é de uma xícara de água e uma colher de chá de folhas secas ou frescas de alecrim. Aqui está a receita para fazer o chá de alecrim:

  • 1 colher de chá de folhas e caules de alecrim (secos, frescos ou em pó)
  • 1 xícara de água filtrada
  • 1 colher de chá de mel ou açúcar (opcional)
  • Deixe a água ferver em um bule de chá e abaixe o fogo.
  • Adicione a erva de alecrim à água. Deixe em infusão por 5–6 minutos.
  • Coe a mistura na sua xícara (chá)
  • Adicione o mel/açúcar. Misture bem.
  • Sente-se e beba!

Efeitos colaterais e contraindicações do Chá de Alecrim

A maioria dos efeitos colaterais é devido à própria erva. Há muito menos informações sobre o chá de alecrim especificamente. O chá de alecrim é rico em óleos voláteis que podem causar contrações uterinas.

Alguns de seus compostos, como o salicilato, podem desencadear reações adversas naqueles alérgicos à aspirina. Como esta planta possui propriedades anticoagulantes, não é recomendada para pessoas com distúrbios hemorrágicos.

Quando consumida em doses apropriadas, é improvável que esta bebida cause efeitos colaterais.

A ingestão em excesso de erva de alecrim de qualquer forma pode ter as seguintes desvantagens:

  • Alergia
  • Se você é alérgico a aspirina ou salicilatos, pode desenvolver alergia ao chá de alecrim.

Riscos da Gravidez

Mulheres grávidas podem enfrentar um risco de sangramento uterino se consumirem uma abundantemente de extrato de alecrim. Também pode causar ciclo menstrual e abortos nessas mulheres.

Embora tenha propriedades anti-inflamatórias e antinociceptivas, uma overdose de chá de alecrim pode piorar convulsões ou epilepsia.

Como a erva tem uma infinidade de benefícios, o chá também os tem. Então, não há mal nenhum em experimentar chá de alecrim.