Uma infecção urinária (ITU) é uma infecção do sistema urinário, incluindo bexiga e uretra.
Uma infecção do trato urinário, ou ITU, é uma infecção no seu sistema urinário, incluindo:
- bexiga — o órgão que coleta e armazena urina
- uretra — o tubo que transporta urina da bexiga para fora do corpo
Existem dois tipos de ITUs: cistite e uretrite. A cistite é uma infecção da bexiga. A uretrite é uma infecção da uretra. Se não for tratado, qualquer um deles pode se espalhar e causar uma infecção renal. Então, mesmo que as ITUs sejam realmente comuns, você tem que levá-las a sério.

O que causa Infecção Urinária?
É muito fácil contrair uma infecção do trato urinário. Bactérias que vivem na vagina, genital e áreas anais podem entrar na uretra, viajar para a bexiga e causar uma infecção. Isso pode acontecer durante a atividade sexual quando bactérias dos genitais, ânus, dedos ou brinquedos sexuais do seu parceiro são empurradas para dentro da uretra. As ITUs também podem ser causadas por clamídia, gonorreia ou outros organismos.
Um dos sintomas mais comuns de uma infecção urinária é a necessidade frequente e urgente de fazer xixi. Você pode sentir que precisa fazer xixi o tempo todo, mesmo que tenha ido. Outros sintomas incluem:
- dor ou queimação quando você faz xixi
- urina com mau cheiro
- sangue ou pus na urina
- dor, pressão ou cólicas na parte inferior da barriga, costas ou laterais
- Se a infecção for para os rins, seus sintomas também podem incluir:
- dor no meio das costas (à direita ou esquerda da coluna vertebral)
- febre
- calafrios
- náuseas
- vômitos
Se você tiver algum desses sintomas, informe o seu médico imediatamente. As infecções renais são graves e precisam ser tratadas imediatamente.
É possível pegar Infecção Urinária?
Embora as ITUs não se espalhem de uma pessoa para outra como DSTs, relação sexual pode levar ou piorar as ITUs. Mas você não precisa fazer sexo para contrair uma ITU. Qualquer coisa que traga bactérias em contato com sua uretra pode causar uma infecção.
É mais provável que você tenha uma infecção do trato urinário se:
- já teve uma antes
- tem diabetes
- É obeso
- usa espermicidas ou um diafragma
- tem pedras nos rins ou outras obstruções no trato urinário
3 Tipos de Chá para Infecção Urinária
Infecções do trato urinário são comuns. Cerca de uma em cada duas mulheres e um em cada 20 homens terão uma e, para muitas mulheres, é uma coisa recorrente.
Uma infecção do trato urinário pode variar de uma infecção da bexiga a uma infecção do rim. A cistite, uma infecção na bexiga, é mais comum. Mas é possível tratar com algumas abordagens simples, como a ingestão dos seguintes chás:
1. Chá verde
O chá verde é derivado das folhas de uma planta conhecida como Camellia sinensis. Tem sido usado por seu amplo potencial farmacológico em uma variedade de práticas da medicina tradicional há séculos.
O chá verde contém um rico suprimento de compostos vegetais chamados polifenóis, que são bem conhecidos por terem fortes efeitos antimicrobianos e anti-inflamatórios.
Epigallocatequina (EGC), um composto no chá verde, demonstrou potentes efeitos antibacterianos contra cepas causadoras de infecção urinária de E. coli em pesquisas de tubos de ensaio.
2. Chá de salsa
A salsa tem um efeito diurético leve, que supostamente ajuda a liberar bactérias causadoras de infecção urinária para fora do trato urinário.
Dois relatos de caso descobriram que uma combinação de chá de salsa, alho e extrato de cranberry preveniu a recorrência da infecção urinária em mulheres com infecção crônica. No entanto, mais pesquisas são necessárias para determinar se esses resultados podem ser replicados em grupos maiores.
3. Chá de camomila
O chá de camomila é usado em práticas de fitoterapia para tratar uma ampla gama de doenças físicas, incluindo infeções urinárias.
Assim como a salsa, a camomila possui um efeito diurético fraco e contém compostos vegetais com propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas.
Como prevenir a infecção urinária?
Uma infecção do trato urinário (ITU) pode fazer você se sentir infeliz e também pode causar sérios problemas se não for tratada. Com até 60% das mulheres propensas a obter uma infecção em algum momento (e pelo menos 15% dos homens), a prevenção é fundamental para evitar as complicações persistentes e às vezes graves da infecção.
Embora o sexo mais seguro e boa higiene genital sejam fundamentais para prevenir uma infecção urinária, existem outras práticas que podem ajudar se você for propenso a infecções recorrentes.
Todos podem se beneficiar das mesmas dicas de prevenção, incluindo:
- Limpar seus genitais antes e depois do sexo: água morna e um sabão suave geralmente servirão. Evite produtos de limpeza agressivos ou sabonetes perfumados, que podem causar inflamação da uretra (o tubo através do qual a urina sai do corpo).
- Urinar imediatamente após o sexo: Fazer isso ajuda a eliminar bactérias e outros micróbios do trato urinário.
- Lave seu reto diariamente: A lavagem regular evita que as bactérias se espalhem da matéria fecal residual, muitas vezes presa em dobras cutâneas, para tecidos adjacentes.
- Bebe muita água: Ao hidratar regularmente o trato urinário, as bactérias terão mais dificuldade em estabelecer uma infecção. Tenha como objetivo beber vários copos de água por dia (cerca de meio galão).
- Não segure a urina: Isso permite que qualquer bactéria que circule na bexiga estabeleça uma infecção. Vá ao banheiro assim que sentir a necessidade e certifique-se de esvaziar completamente a bexiga.
Como prevenir a infecção urinária em mulheres?
O risco de infecção urinária no sexo feminino é maior devido, em parte, à uretra mais curta e às bactérias naturais na vagina. Esses fatores facilitam a viagem das bactérias de fora do corpo para a bexiga.
As bactérias “boas” encontradas na flora vaginal ajudam a manter a acidez ideal (pH 3,8 a 4,5) para manter as bactérias nocivas afastadas. Interromper esse equilíbrio pode promover infecção e tornar uma ITU ainda mais provável.
Mudanças no estilo de vida são o primeiro passo: use roupas íntimas de algodão, não segure a urina e limpe da frente para trás após um movimento intestinal. Mas se você tem um alto risco de ITUs recorrentes, seu profissional de saúde também pode recomendar que você tome estrogênio vaginal, probióticos, suplementos de cranberry e/ou antibióticos preventivos, que podem ser prescritos para tomar diariamente ou após a atividade sexual. Entre as maneiras mais eficazes de prevenir uma infecção urinária em mulheres estão:
Evite duchas
As duchas apenas remove a flora vaginal e cria o ambiente ideal para uma infecção bacteriana. O banho pode alterar o pH vaginal e introduzir resíduos de sabão e outros produtos químicos na vagina.
Se estiver usando um pano, limpe a área genital primeiro e o ânus depois. Se estiver usando um chuveiro de mão, aponte-o na direção descendente sobre a vagina, em vez de diretamente na vagina.
Evite sabonetes agressivos ou perfumados
Em vez disso, escolha sabonetes mais suaves como Dove Sensitive ou Cetaphil. Produtos perfumados de qualquer tipo podem irritar os tecidos vaginais, incluindo sprays de higiene feminina, banhos de espuma, óleos de banho perfumados, pós perfumados, tampões perfumados e almofadas perfumadas.
Limpe da frente para trás
Depois de urinar, incline o corpo para frente e comece a limpar da frente da vagina para trás. Quando terminar, pegue um pedaço de papel separado para limpar o ânus, começando no períneo (o espaço entre a vagina e o ânus) e limpando entre as nádegas. Fazer isso impede a introdução de bactérias do ânus na vagina.
Use preservativos
Mesmo que você esteja em um relacionamento monogâmico, os preservativos podem prevenir a transmissão de bactérias durante a relação vaginal.
Evite preservativos não lubrificados, que podem estressar os tecidos vaginais, e lubrificantes espermicidas (como o não oxinol-9), que podem desencadear inflamação vaginal. Preservativos e lubrificantes aromatizados também são um “não”, pois são infundidos com açúcares que promovem o crescimento bacteriano e aromatizantes que causam irritação.
Evite usar um diafragma
Isso é importante se você for propensa a infecções do trato urinário. Um diafragma pode promover o crescimento de bactérias coliformes como E. coli. Considere mudar para formas alternativas de contracepção, como a pílula ou preservativos.
Use roupas íntimas de algodão respiráveis
Tecidos sintéticos retêm a umidade e criam o terreno fértil perfeito para a infecção. Se você é propensa a infecções urinárias, use fundos soltos que permitam que o ar circule pela vagina. À noite, você pode usar calcinhas ou shorts soltos.
Experimente probióticos
Probióticos encontrados em alimentos como iogurte e suplementos nutricionais de venda livre ajudam a manter a flora digestiva saudável e podem promover o mesmo na vagina.
Tome suplementos de cranberry
Proantocianidinas (PACs) são compostos encontrados naturalmente em cranberries. Pesquisas crescentes mostraram que o PACS pode ajudar a prevenir infecções do trato urinário. Tomar um suplemento de alta qualidade com pelo menos 36 mg de PACs pode ajudar a prevenir infecções, melhor do que beber suco de cranberry diariamente.
